Visibilidade
O PPGBM possui página no site da Universidade onde podem ser encontradas as informações sobre o corpo docente, estrutura do Programa, suas linhas e projetos de pesquisa, laboratórios, disciplinas oferecidas, calendário acadêmico, editais, critérios de seleção e formulários de inscrição. Os docentes do programa participaram ativamente como consultores ad hoc para agências de fomento à pesquisa, revisores e membros de conselhos editorais de revistas científicas nacionais e internacionais, o que possibilitou uma maior visibilidade ao programa.
O Prof. Luís Cláudio também é editor do Journal of Medicinal Plants Research (https://academicjournals.org/journal/JMPR/editors). Pode-se destacar a participação do Prof. Luís Cláudio como editor assistente convidado em tópicos especiais das revistas Frontiers in Microbiology (https://www.frontiersin.org/research-topics/11331/insights-into-new-strategies-to-combat-biofilms)e Frontiers in Pharmacology (https://www.frontiersin.org/research-topics/6551/ethnopharmacological-studies-for-the-development-of-drugs-with-special-reference-to-asteraceae).
Os docentes atuam como revisores de revistas como: Advanced Nano-Bio-Materials and Devices, Antibiotics, Biofactors, Biomolecules, BMC Infectious Diseases, BMC Microbiology, BMJ Open, Brazilian Journal of Microbiology, Clinical Microbiology and Infection, Clinics, Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, Experimental Hematology & Oncology, Food & Function, Frontiers in Microbiology, International journal of tropical disease & health, journal of Herbal Medicine, Journal of Immunology Research, Journal of Medical Microbiology, Medicine, Microbial Pathogenesis, Molecules, Mycoses, Open forum infectious diseases, PLoS Neglected Tropical Diseases, PLoS One, Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, Scientific Reports, South Asian Research Journal of Natural Products, The Iranian Journal of Veterinary Research, Zoonoses and Public Health.
Os docentes também participaram como organizadores, avaliadores e palestrantes de eventos nacionais, regionais e locais. Ao nível nacional, a Prof. Rita Miranda foi presidente do VI Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos que foi realizado na Universidade CEUMA. A Prof. Eliza Lacerda participou como organizadora da FESBE Regional 2019 (Belém, PA) e proferiu palestras no III Simpósio Nordestino em Neurociências, Nutrição e Desenvolvimento Humano (III Neuronutri, RECIFE; (http://www.neuronutri.org/2019/) e na Mostra científica da Universidade Federal Rural da Amazônia. O Prof. Luís Cláudio foi avaliador de trabalhos no 48ª Annual Meeting of the Brazilian Society of Biochemistry and Molecular Biology (SBBq; Águas de Lindóia, Pará). Ao nível local, os docentes e discentes organizaram três eventos denominados ‘Workshop em Biologia Microbiana’, sendo dois em São Luís e um em Imperatriz. Nestes eventos foram oferecidos mini-cursos e palestras. Os docentes também participaram da organização das edições de 2019 e 2020 do Seminário de Iniciação Científica da Universidade CEUMA e do VII Congresso de Saúde e Bem-Estar do Maranhão.
Durante o ano de 2019, os discentes realizaram projetos de extensão no contexto da disciplina ‘Microbiologia e Sociedade’ na Escola Caminho do Céu em Alcântara, além de intervenções em uma Unidade Básica de Saúde e com idosos que participam do projeto CEUMA sem fronteiras. Os discentes também participaram como avaliadores de trabalhos apresentados no I Simpósio de Imunopatologia, I Simpósio de Fisiopatologia, II Mostra de Virologia Clínica em Quadrinhos. Todos estes eventos representaram oportunidades de popularização do curso em diferentes públicos.
Os docentes do PPGBM também receberam visibilidade nacional e regional pela conquista de prêmios e menções honrosas em congressos. O Prof. Luís Cláudio recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho apresentado na categoria de Produtos Naturais da 48ª SBBq, enquanto que a Prof. Eliza Lacerda apresentou trabalhos premiados no III Neuronutri recebendo o Prêmio Prof. Octávio de Freitas na Área de Neurociências e Ciências do Comportamento e uma outra menção honrosa (http://www.neuronutri.org/2019/resumos/).
No final de 2019, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) realizou sua tradicional cerimônia de premiação aos pesquisadores, nesta edição homenageando a Farmacêutica Terezinha Rêgo. Os docentes do PPGBM foram finalistas em quatro categorias na área de Ciências Biológicas, sendo o Prof. Luís Cláudio premiado como ‘Pesquisador Sênior’, o Prof. Valério Monteiro Neto recebeu o prêmio como orientador na categoria ‘Dissertação de Mestrado’ (trabalho desenvolvido no Mestrado em Ciências da Saúde – UFMA) e o Prof. Lídio Gonçalves recebeu o prêmio como orientador na categoria ‘Tese de Doutorado’ (trabalho desenvolvido no Doutorado Bionorte) (https://www.fapema.br/index.php/category/editais/editais-resultados/editais-resultados-2019/ e https://www.extranet.ceuma.br/novoportal/universidade/noticias/pesquisadores-da-universidade-ceuma-recebem-premiacao-no-premio-fapema-2019). Os profs. Luís Cláudio, Cristina Monteiro e Valério Monteiro foram ainda finalistas nas categorias ‘Iniciação Científica’, ‘Dissertação de Mestrado’ e ‘Tese de Doutorado’ (https://www.fapema.br/index.php/resultado-parcial-edital-no-012-2019-premio-fapema-terezinha-rego/).
Em fevereiro de 2020, os discentes e docentes do PPGBM também realizaram uma ação educativa no Terminal Rodoviário de São Luís, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Sinart (empresa que administra o Terminal Rodoviário de São Luís). A ação pré-carnaval, que contou com alunos da Pós-graduação de Biologia Microbiana e alunos da Graduação da Instituição. Entre as ações desenvolvidas, houve a distribuição de preservativos, testes rápidos para diagnóstico de sífilis, Hepatite B, Hepatite C, e sorologia de HIV, além de orientações gerais
Em março de 2020, a Universidade CEUMA realizou o I Workshop de Biotecnologia Microbiana. Neste evento, recebemos o Prof. Dr. Nelson Lima, Professor Catedrático, Universidade do Minho, Braga, Portugal. O pesquisador proferiu a palestra “Identificação de fungos filamentosos: arte ou ciência”. O evento foi realizado em conjunto pelos cursos de Mestrado em Meio Ambiente e Mestrado em Biologia Microbiana da Universidade CEUMA, sob a coordenação da Prof. Dr. Rita Miranda (https://www.extranet.ceuma.br/ceuma-wordpress/wp-content/uploads/2020/04/JornalCEUMA-948_OK.pdf).
A partir de março, com o isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, houve a migração das atividades do PPGBM para o ambiente virtual. Neste momento, contamos com apoio logístico da UNICEUMA, que já tinham implantado a Plataforma Microsoft Teams possibilitando a ministração de disciplinas, reuniões e realização de eventos científicos. Neste período realizamos seminários e palestras internas e também direcionadas para o público em geral, como: “Agravos neurológicos relacionados à doenças infecciosas” (https://www.extranet.ceuma.br/novoportal/universidade/noticias/agravos-neurologicos-relacionados-a-doencas-infecciosas) e “Diagnóstico das Doenças Infecciosas: aumentando a empregabilidade dos profissionais ligados às análises laboratoriais clínicas” (https://www.extranet.ceuma.br/novoportal/universidade/noticias/diagnostico-das-doencas-infecciosas-aumentando-a-empregabilidade-dos-profissionais-ligados-as-analises-laboratoriais-clinicas).
No contexto da pandemia de COVID-19, podemos destacar a atuação do Prof. Lídio como chefe do Departamento de Biologia molecular do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA). O Prof. Lídio participou ativamente da realização do inquérito sorológico no Maranhão, que foi crucial para delineamento de políticas públicas de combate à pandemia (https://www.saude.ma.gov.br/destaques/ses-apresenta-projeto-do-inquerito-sorologico-durante-4a-reuniao-da-cib/) e também resultou na publicação de um periódico (https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054003278). Neste período, o pesquisador também concedeu diversas entrevistas nos veículos de imprensa (https://globoplay.globo.com/v/8682346/; https://globoplay.globo.com/v/8514840/)
Outro destaque positivo foi a participação do discente Fabrício Silva Pessoa durante a pandemia. Como médico infectologista, além de atuar na linha de frente, Fabrício atuou na divulgação científica durante a epidemia concedendo várias entrevistas (https://globoplay.globo.com/v/8404795/?s=0s). Vale ressaltar que, o tema da dissertação de Fabrício, orientado pela prof. Eliza Lacerda, foi sobre COVID-19 abordando casos de infecções intra-hospitalares.
Os professores Luís Cláudio e Valério Monteiro foram agraciados com Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2, em 2020. Outros dois docentes do PPGBM, Andrea Monteiro e Afonso Abreu tiveram os méritos de suas propostas reconhecidos pelos comitês de avaliação, sendo os seus projetos aprovados, porém fora do limite orçamentário para esta chamada (http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&idDivulgacao=9623&filtro=resultados&detalha=chamadaDetalhada&exibe=exibe&id=58-107-6827&idResultado=58-107-6827).