Linhas de pesquisa
-
Área de Concentração: Biologia Microbiana
Microrganismos e suas relações com hospedeiros e com meio ambiente.
Descrição: o objetivo desta linha de pesquisa é caracterizar os mecanismos e repercussões envolvidos na interação dos microrganismos com seus hospedeiros e o meio ambiente. Serão alvo dos projetos associados a esta linha, especialmente, patógenos e doenças de importância local e/ou regional. Esta linha de pesquisa também visa identificar e caracterizar microrganismos presentes em amostras clínicas e ambientais com o auxílio de técnicas moleculares e fenotípicas, para determinação do perfil de suscetibilidade a drogas antimicrobianas e detecção de determinantes de virulência. Os mecanismos envolvidos na disseminação e evolução de genes de interesse à saúde humana e animal também serão avaliados. Estudos multidisciplinares avaliando a resposta dos hospedeiros frente à ação desses patógenos e os diversos aspectos envolvidos no processo infeccioso (prevalência, transmissão, fatores de riscos, manifestações clínicas, mecanismos de agressão, desfecho clínico) serão considerados em diferentes escalas, bem como a influência de parâmetros ambientais. Adicionalmente, serão desenvolvidas pesquisas visando avaliar as estratégias relacionadas ao tratamento e prevenção das patologias, bem como os possíveis efeitos tóxicos de medicações como o etambutol (tratamento de Tuberculose), hidroxicloroquina (tratamento de Malária) ou fluconazol (tratamento de Meningite Fúngica).
Projetos estruturantes associados:
1) Aspectos epidemiológicos e patológicos associados às Doenças Infecciosas
2) Caracterização fenotípica e molecular de microrganismos patogênicos de origem clínica e ambiental.
3) Mecanismos imunológicos envolvidos na patogênese de infecções locais e sistêmicas causadas por microrganismos.
Produtos e processos aplicados à microbiologia.
Descrição esta linha tem como objetivo o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos para aplicação nas diferentes áreas da microbiologia. Os produtos bioativos prospectados podem ser de origem natural (derivados de microrganismos, plantas ou animais) ou sintética e deverão ser prospectados para aplicação como agentes antimicrobianos e imunomoduladores. Para isso, serão utilizados ensaios in vitro e in sílico para determinação dos mecanismos de ação destes compostos, avaliação de citotoxicidade e caracterização de suas estruturas. Modelos experimentais in vivo empregando hospedeiros vertebrados e invertebrados também serão aplicados visando analisar a eficácia e toxicidade desses novos agentes. Estudos relacionados a formulação de novos candidatos a vacinas, insumos para testes diagnósticos, bem como a formulação e caracterização de novos produtos (membranas, filmes, emulsões, géis, lipossomos, adesivos dentinários, dentre outros) também são foco deste projeto.Esta linha de pesquisa abriga, ainda, estudos exploratórios do metabolismo microbiano sobre a produção de moléculas de interesse biotecnológico (como enzimas, peptídeos, polissacarídeos, surfactantes), e suas aplicações nas diversas áreas industriais (fármacos, cosméticos, alimentos, etc.). Por fim, são incluídos também nesta linha de pesquisa, projetos para a elaboração de produtos educacionais e realização de ações de intervenção visando a popularização da microbiologia e a prevenção de doenças infecciosas.
Projetos estruturantes associados:
1) Avaliação do potencial terapêutico de produtos naturais e sintéticos contra agentes infecciosos.
2) Desenvolvimento de ações e tecnologias educativas para popularização da microbiologia e prevenção de doenças infecciosas.
3) Potencial biotecnológico de microrganismos.