Integração com a graduação
As ações de integração do PPGBM com os cursos de graduação ocorrem através de um processo contínuo com o objetivo aproximar os discentes da graduação das atividades de pesquisas e ensino realizada na pós-graduação, bem como contribuir academicamente com a graduação. Desta forma, os estudantes dos diversos cursos de graduação da Universidade CEUMA (Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição e Engenharia Ambiental) têm a possibilidade de participar dos projetos de pesquisas realizados por docentes e discentes do PPGBM como orientandos de iniciação científica e no Trabalho de Conclusão de Curso. Os docentes do PPGBM também participam do programa de Habilitação em Docência e Pesquisa do Curso de Biomedicina, como descrito a seguir. Além da orientação dos TCCs, os professores do PPGBM participam de bancas de defesa de TCCs e da avaliação de trabalhos científicos em eventos institucionais.
Os docentes atuam ministrando disciplinas nos cursos de graduação e alguns atuam como membro dos Colegiados e Núcleo Docente Estruturante (NDE). Além disso, alguns docentes participam de grupos de estudos e Ligas acadêmicas (Liga Acadêmica de Infectologia, Liga Acadêmico de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Liga Acadêmica de Doenças Autoimunes e Reumatologia, Liga Acadêmica de Hematologia e Liga Acadêmica de Biomedicina) onde assuntos específicos são discutidos e eventualmente são realizadas apresentações de resumo em congressos e publicações de artigos e capítulos de livro.
Vale destacar a participação dos docentes do PPGBM no Programa de Habilitação em Docência e Pesquisa do Curso de Biomedicina, onde os estudantes do último ano do curso têm a possibilidade de realizar um estágio de 500 horas de vivência de atividades de pesquisa que incluem rotinas de cotação e compra de insumos de pesquisa, realização de experimentos, submissão de projetos à comitê de ética, preparação e submissão de textos científicos, além de ministrar, com a supervisão do professor orientador, duas aulas (práticas ou teóricas) de até 50 min. Todas estas atividades são executadas seguindo as resoluções do Conselho Federal de Biomedicina, como exposto no objetivo da habilitação “Oferecer aos discentes do curso de Biomedicina da Universidade CEUMA a oportunidade de habilitação na modalidade Docência e Pesquisa nas áreas de concentração definidas pelo conselho de classe profissional.”
Os discentes e docentes do PPGBM organizam e participam de eventos (mesas-redondas, palestras, minicursos) que envolvem os graduandos como participantes ou membros da equipe organizadora. No ano de 2019, os docentes e discentes do PPGBM participaram da organização dos seguintes eventos:
- Semana do Cérebro (Campus Renascença, São Luís);
- 12º Seminário de Iniciação Científica (Campus Renascença, São Luís);
- I Workshop de Biologia Microbiana (Campus Renascença, São Luís);
- II Workshop de Biologia Microbiana (Campus Imperatriz);
- III Workshop de Biologia Microbiana (Campus Renascença, São Luís);
- I Simpósio de Fisiopatologia (Campi Renascença e Anil, São Luís);
- I Simpósio de Imunopatologia (Campus Renascença, São Luís);
- I e II Mostras de Virologia Clínica em Quadrinhos (Campus Renascença, São Luís);
- VII Congresso de Saúde e Bem-Estar do Maranhão (Campus Renascença, São Luís);
- VI Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos (Campus Renascença, São Luís);
- I Workshop de Biotecnologia Microbiana (Campus Renascença, São Luís);
- VIII Congresso de Saúde e Bem-Estar do Maranhão (Campus Renascença, São Luís).