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Diretrizes para Autores

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Cabe aos autores a verificação de conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir e a revisão e correção gramatical do texto submetido. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Os manuscritos devem apresentar originalidade, interdisciplinaridade, inerência do tripé ensino, pesquisa e extensão, relevância, impacto e possibilidade de transformação social.

TIPOS DE MANUSCRITO

  • Artigos originais inéditos
  • Revisão de literatura
  • Relatos de experiências
  • Artigos de reflexão da práxis
  • Comunicação breve

 

Os artigos Originais e de Revisão devem seguir a estrutura convencional: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusões (pesquisas de abordagem quantitativa) ou Considerações Finais (pesquisas de abordagem qualitativa) e Referências. Sua extensão limita-se a no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas.

 

Os manuscritos de outras categorias podem seguir estrutura diferente. Relatos de Experiência devem conter no máximo 15 páginas; Artigos de Reflexão devem conter no máximo 10 páginas; Comunicações Breves devem conter no máximo 5 páginas.

ESTRUTURA DO TRABALHO

Formato: Os textos deverão ser submetidos em formato Microsoft Word.

Margens da página: margens superior, inferior, esquerda e direita com 2,5cm.

 

Título em português: centralizado, caixa alta, negrito, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas. Os nomes científicos, quando houver, devem ser escritos em itálico e somente com a primeira letra da primeira palavra em maiúscula, de acordo com as normas internacionais.

 

Título em inglês e espanhol: deve ser a tradução fiel do título em português. A formatação deverá ser a mesma do título em português, no entanto, não devem estar em negrito e redigidos apenas com a primeira letra maiúscula.

 

Autores: Deve estar redigido em fonte arial, tamanho 10, não negrito, com alinhamento centralizado e espaçamento simples.

 

  • Deve conter obrigatoriamente o nome completo do(s) autor(es) e o currículo resumido em nota de rodapé, além do e-mail.

 

  • Devem estar inseridos um ao lado do outro, com numeração para identificação do currículo em nota de rodapé.

 

  • Será aceito o trabalho que contenha no máximo 06 (seis) autores, dentre os quais devem constar, no mínimo de 01 (um) docente.

 

  • Os discentes deverão indicar o curso de graduação, o período e a Instituição de Ensino Superior em que estão matriculados.

 

Resumo: A palavra “RESUMO” deverá estar alinhada à esquerda, em caixa alta, com fonte arial, tamanho 12 e em negrito. O texto referente ao resumo deverá ter seu início linha seguinte, até 250 palavras, com espaçamento simples entre linhas, fonte arial, tamanho 10.

 

  • Os resumos deverão ser estruturados segundo as seções dos respectivos manuscritos.

 

  • Utilizar para o inglês (ABSTRACT) e espanhol (RESUMEN). 

 

Descritores: devem conter no mínimo de 03 e no máximo 05 palavras, apenas com a primeira letra maiúscula, fonte arial, tamanho 10 e devem estar separados por ponto e vírgula.

 

  • Em se tratando de manuscritos da área de ciências biológicas e da saúde os descritores devem estar inseridos no portal de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) http://decs.bvs.br.
·         Utilizar para o inglês (Descriptors) e espanhol (Descriptores). 

 

Notas de rodapé: fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

 

Seções do texto: devem ser apresentadas em caixa alta, com alinhamento á esquerda.

 

Corpo do texto: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas. O recuo da primeira linha deverá ter 1,5 cm.

 

Citações no Texto: Devem obedecer as normas de Vancouver.

 

Numeração de páginas: não se aplica.

 

Introdução: deve ser curta e destacar os propósitos para o qual o estudo foi realizado.

 

Metodologia: Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bastará; caso contrário, é necessário apresentar descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Devem ser suficientemente detalhados para que os leitores e revisores possam compreender precisamente o que foi feito e permitir que seja repetido por outros.

 

Resultados e discussão: devem conter um relato conciso e impessoal da nova informação pesquisada. Evitar repetir no texto os dados apresentados em tabelas e ilustrações. A discussão deve relacionar-se diretamente com o estudo que está sendo relatado. A critério dos autores podem ser apresentados juntos, em um mesmo item, ou separados em dois itens, sendo um só “Resultados” e outro só “Discussões”. Os resultados apresentados na forma de Tabelas e/ou Figuras devem ser analisados e discutidos de forma isenta, clara, direta e concisa atendo-se aos preceitos científicos, confrontando-os com os conhecimentos referenciados na bibliografia clássica sobre o assunto e com o conteúdo de periódicos especializados.

 

Ilustrações: (tabelas, Quadros, gráficos, fotografias, esquemas): o título deve ser inserido acima dos mesmos, com fonte Arial, tamanho 10, negrito e espaçamento simples entre linhas.

 

  • Devem ser numerados consecutivamente com algarismos arábicos, e devem ser inseridos após sua citação no texto.

 

  • Devem ser autoexplicativos e estar claramente legíveis e apresentar qualidade necessária à perfeita visualização e impressão de todos os detalhes necessários.

 

  • Não serão aceitos tabelas e quadros em forma de figuras.

 

Conclusões: Devem ser coerentes com os objetivos do trabalho, concisas e não repetir resultados. Não devem conter abreviaturas, símbolos e citações.

 

Referências: Deverão seguir as normas de Vancouver, sendo numeradas consecutivamente, na ordem em que são mencionadas/citadas pela primeira vez no texto. Devem estar em fonte Arial, tamanho 12 e com espaçamento simples entre linhas.

 

  • URLs e/ou DOI deverão ser informadas quando possível.
  • Serão aceitos o máximo de 30 referências.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

A Revista de Saúde Pública da Universidade Ceuma reserva todo o direito autoral dos manuscritos aceitos e publicados. Reproduções posteriores são permitidas desde que seja solicitada uma autorização junto ao Conselho Editorial e que a publicação original seja mencionada.

 

Durante o processo de submissão eletrônica os autores deverão concordar na Transferência de Direitos Direitos Autorais. No caso do trabalho não ser aceito, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada após a devolução definitiva do manuscrito para o(s) autor (es).

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Os conceitos afirmados nos trabalhos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião do Editor Científico ou do Corpo Editorial da Revista de Saúde Pública da Universidade Ceuma.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa fonte Arial de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

A Revista de Saúde Pública da Universidade Ceuma reserva todo o direito autoral dos manuscritos aceitos e publicados. Reproduções posteriores são permitidas desde que seja solicitada uma autorização junto ao Conselho Editorial e que a publicação original seja mencionada.

 

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