Diretrizes para Autores
Os trabalhos científicos devem ser preferencialmente inéditos, redigidos em língua portuguesa, digitados em Microsoft Word versão 6.0 em diante. Devem conter no mínimo 05 (cinco) e no máximo 10 (dez) laudas, excluindo-se as referências (máx. 02 laudas), incluindo-se no máximo 05 tabelas e/ou figuras, no formato A4, com atendimento às normas a seguir.
Categoria de trabalhos científicos a serem submetidos: artigos científicos, notas científicas, notas técnicas ou revisão bibliográfica e documento histórico.
Estrutura do trabalho
Com exceção dos títulos e dos rodapés de página e de tabelas, o corpo do texto, de tabelas e de figuras deverão seguir a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, formato A4, com numeração contínua de páginas, todas as margens com 2,0 cm e espaço 1,5 entre linhas. O recuo da primeira linha deverá ter 1,5 cm.
Elementos essenciais para artigos científicos:
Título em português: com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado, com nomes científicos, quando houver, escritos em itálico e de acordo com as normas internacionais. Somente a primeira letra da primeira palavra em maiúscula. Caso o trabalho tenha sido publicado em outro periódico, a referência da publicação respectiva deverá ser indicada em nota de rodapé remissiva ao título.
Título em inglês: deve ser a tradução fiel do título em português. A formatação deverá ser a mesma do título em português.
Identificação de autor(es): deve conter obrigatoriamente o nome completo do(s) autor(es) e o currículo resumido em nota de rodapé, além do e-mail. Os discentes deverão indicar o curso de graduação, o período e a Instituição de Ensino Superior em que estão matriculados.
Será aceito o trabalho que contenha no máximo 04 (quatro) coautores, dentre os quais devem constar, preferencialmente, o mínimo de 01 (um) docente e 01 (um) discente, além de alunos egressos.
Cada docente poderá ter no máximo 01 artigo publicado por curso ou área.
Artigos elaborados por discentes devem ser orientados, obrigatoriamente, por no mínimo 01 (um) docente.
O autor proponente declara expressamente que, no ato de submissão do trabalho ao Conselho Editorial Associado, há a anuência prévia de todos os coautores para a publicação em caso de aprovação.
Resumo (no máximo 250 palavras): a palavra “Resumo” deverá estar alinhada à esquerda e em negrito. O texto referente ao resumo deverá ter seu início na mesma linha da palavra resumo e deverá conter informações sucintas sobre trabalho científico apresentado, sobretudo o objetivo da pesquisa, os métodos empregados, os resultados e as conclusões mais relevantes.
Palavras-chave: mínimo de 03 palavras e máximo de 05 palavras ou termos, em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula.
Abstract: Tradução para o inglês do conteúdo do “Resumo”, seguindo a mesma norma deste. A tradução deve ser feita em inglês científico, evitando-se traduções de aplicativos comerciais. O abstract deve vir antes de seu correspondente key words.
Key Words: Tradução para o inglês do conteúdo das palavras-chave.
Introdução: deve ser curta e destacar os propósitos para o qual o estudo foi realizado.
Material e métodos: Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bastará; caso contrário, é necessário apresentar descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Devem ser suficientemente detalhados para que os leitores e revisores possam compreender precisamente o que foi feito e permitir que seja repetido por outros.
Resultados e discussão: devem conter um relato conciso e impessoal da nova informação pesquisada. Evitar repetir no texto os dados apresentados em tabelas e ilustrações. A discussão deve relacionar-se diretamente com o estudo que está sendo relatado. A critério dos autores podem ser apresentados juntos, em um mesmo item, ou separados em dois itens, sendo um só “Resultados” e outro só “Discussões”. Os resultados apresentados na forma de Tabelas e/ou Figuras devem ser analisados e discutidos de forma isenta, clara, direta e concisa atendo-se aos preceitos científicos, confrontando-os com os conhecimentos referenciados na bibliografia clássica sobre o assunto e com o conteúdo de periódicos especializados, preferencialmente com corpo de revisores e indexado.
Tabelas e Figuras: fonte Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento 1,0 entre linhas.
Tabelas: Devem ser formatadas utilizando-se a ferramenta “Tabela” do editor de texto, não sendo aceitas Tabelas inseridas como figura. Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, encabeçadas pelo título e inseridas após sua citação no texto. As tabelas devem ser editadas sem traços verticais e somente com traços horizontais simples, de espessura 1,0 ponto.
Figuras: As figuras (gráficos, fotografias, esquemas, ilustrações, etc.) deverão ser colocadas após a sua citação pela primeira vez, no tamanho e formato final para publicação. As figuras e suas legendas devem ser claramente legíveis e apresentar qualidade necessária à perfeita visualização e impressão de todos os detalhes necessários.
As figuras devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e o título deve ser colocado abaixo da mesma. A legenda deve ser localizada abaixo do título do eixo horizontal da Figura e de modo a não se confundir com este e não no interior da figura. Resultados apresentados em tabelas não devem ser repetidos em figuras e vice-versa. Da mesma forma que nas tabelas, as figuras devem ser autoexplicativas.
Conclusões: Devem ser coerentes com os objetivos do trabalho, concisas e não repetir resultados. Não devem conter abreviaturas, símbolos e citações.
Referências:
Citação no texto: A chamada de autores deverá ser feita pelo sistema Autor-data segundo as normas da ABNT (NBR 10520:2002).
Listagem das referências citadas: no item “Referências”, a listagem deve ser disposta em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e seguir as normas da ABNT (NBR 6023:2000).
Outras informações
Produtos utilizados devem ser especificados por seus nomes técnicos. Os nomes comerciais, seguidos pelo símbolo Ò, podem ser citados entre parênteses.
Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, assim como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
É obrigatório que os trabalhos, antes de serem submetidos à Revista Ceuma Perspectivas, passem por revisão gramatical e de redação científica.
Somente os trabalhos que se adequarem às normas serão submetidos ao Conselho Editorial.
Artigos excedentes poderão ser publicados em edições posteriores.
A publicação dos trabalhos se fará pela ordem de aprovação, não cabendo remuneração de qualquer espécie aos autores, inclusive a título de direitos autorais.
Casos não previstos nessa norma serão resolvidos pelo Conselho Editorial.