About the program
1. General information:
LOCAL: Campus São Luís
HOURS: 510h
DURATION: up to 24 months
2. Breve histórico:
O Curso de Mestrado em Biologia Microbiana foi aprovado na 178ª Reunião do Conselho Técnico Científico da CAPES/MEC realizada em entre os dias 27 e 31 de agosto de 2018. A oferta de estudos aprofundados e de pesquisa na área de Microbiologia nasceu do interesse de profissionais em contribuir para o desenvolvimento dos sistemas de saúde e de diagnóstico no Estado do Maranhão, a fim de reduzir as disparidades entre a atuação da Microbiologia regional e a praticada no restante do Brasil.
Assim, foi instituído o Curso de Especialização em Microbiologia em 2003. A atuação na pesquisa se ampliou sua em 2005, com a criação do Núcleo de pesquisa em doenças infecciosas e parasitárias. Com o aumento natural da demanda por estudos e capacitação de recursos humanos nas áreas de Microbiologia e de Agentes Infecciosos e Parasitários, ocorreu a subsequente criação da PPG stricto sensu nível Mestrado em Biologia Parasitária, uma vez que não havia cursos de mestrado no Maranhão que abordassem esta temática. O curso foi aprovado pela CAPES em 2007, iniciando suas atividades no 2o semestre de 2008. Foram oferecidas dez turmas de Mestrado, formando mais de 80 mestres que atuam com sucesso na docência (ensino básico e superior), pesquisa científica, hospitais e indústrias.
A partir de 2017 o curso de Mestrado em Biologia Parasitária foi reformulado no tocante a estrutura pedagógica e linha de pesquisa no intuito de promover a formação de recursos humanos para atuar em Microbiologia e suas subáreas. Desta forma foi concebida uma nova proposta de PPG na área de Biologia Microbiana, que possui uma única área de concentração denominada de Biologia Microbiana que compreende o estudo da fisiologia e genética de microrganismos, das interações destes com fatores bióticos e abióticos, além de suas aplicações na biotecnologia. A resposta do hospedeiro durante a infecção e a obtenção de produtos bioativos com ação antimicrobiana e imunomoduladora também são objetivos dos projetos desenvolvidos neste programa.
Atualmente o curso é composto por três linhas de pesquisa:
- Mecanismos de patogenicidade e Interação patógeno-hospedeiro;
- Caracterização molecular e fenotípica de microrganismos;
- Produtos bioativos.
A estrutura curricular contempla a interdisciplinaridade oferecendo disciplinas articuladas com o perfil desejado ao egresso do curso, área de concentração e linhas de pesquisa. Também são ofertadas disciplinas que proporcionam a formação em investigação científica, abordando temas que envolvem o desenvolvimento dos projetos de pesquisa, redação e divulgação dos resultados (em veículos acadêmicos e para a sociedade).
3. Objetivos:
O curso de Mestrado em Biologia Microbiana da UNICEUMA tem como objetivo geral a formação de recursos humanos qualificados, competentes e éticos que possam prestar serviços com padrão de excelência em pesquisa, ensino e extensão através da integração das diversas subáreas da Microbiologia e suas interfaces (Imunologia, Genética, Biologia Molecular, Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia, etc.). Esses profissionais devem ser capazes de atuar de maneira multi- e interdisciplinar e assim contribuir para o processo de modernização de sua região e do País; além de atuar de forma ativa na construção de uma sociedade solidária, buscando sempre desempenho de excelência e crescimento sustentado.
Os egressos do PPGBM devem ser indivíduos independentes com perfil de pesquisador e de docente, capazes de gerar e conduzir novas linhas de pesquisa nas diferentes subáreas da Microbiologia. Para tanto, é essencial o acompanhamento das diretrizes da política brasileira e regionais, visando o estabelecimento de novas trajetórias de desenvolvimento tanto para caracterização e soluções de desequilíbrios internos e externos quanto para a exploração sustentável do potencial biotecnológico dos vários biomas presentes no Estado do Maranhão. Desta forma, a atuação do programa será direcionada para o atendimento de demandas regionais e/ou nacionais, dada a ausência de cursos de Pós-graduação na área de Ciências Biológicas no Estado do Maranhão, e a necessidade de formação de profissionais na área de Biologia Microbiana.