Alimentos transgênicos: conhecimento entre acadêmicos de nutrição
Resumo
O surgimento de Organismo Geneticamente Modificados na produção de alimentos tem estado em evidência atualmente, causando polêmicas e gerando debates mundiais. A falta de informações precisas pode estar relacionada com a falta de problematização no espaço acadêmico. Objetivo: Descrever a percepção de sobre alimentos transgênicos entre alunos do primeiro e do último semestre do curso de Nutrição de uma Universidade particular de São Luís, Maranhão. Materiais e métodos: Estudo transversal e descritivo, realizado com 72 alunos do primeiro e último semestre do curso de Nutrição de uma Universidade particular de São Luís, Maranhão, com matricula ativa em maio de 2016. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário adaptado de acordo com os objetivos da pesquisa. Os dados foram apresentados na forma de tabelas, em frequências absolutas e relativas. Resultados: A análise dos dados, mostrou que: 87,5% dos avaliados eram mulheres, 84,7% apresentaram conhecimento sobre o conceito de alimentos transgênicos, quanto ao meio de divulgação, a internet foi citada por 68,1% dos acadêmicos. Verificou-se que mais de um terço dos alunos não conhecia a simbologia de alimentos transgênicos. Ao questionar sobre o interesse pelo tema, destacou-se uma maior prevalência (58,3%) para o interesse moderado, 85,7% dos avaliados no primeiro semestre não foram favoráveis ao consumo e 55,6% no último período foram favoráveis. Conclusão: Houve elevado conhecimento sobre alimentos transgênicos, no entanto esse conhecimento parece ser superficial e não definido.
Palavras-chave: Alimentos transgênicos. Nutrição. Conhecimento.
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PDFDOI: https://doi.org/10.24863/rib.v9i1.85
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