ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA: um estudo de caso na clínica de uma instituição de ensino superior
Resumo
A Clínica-Escola é o local onde é ofertado estágios aos alunos para que possam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes, prestam serviços de saúde a população de um modo geral, e assim se preparam para os desafios fora da universidade. Por ser uma clínica diferenciada constituída por diversas especialidades oferta um mix de serviços variados, caracteriza-se como um ambiente complexo, que necessita alinhar todos os departamentos e colaboradores, visando um atendimento de qualidade as pessoas e aos discentes. Sendo um setor da saúde, evidencia-se como uma organização multifacetada; que exige uma administração que pense e aja de forma estratégica. Diante do exposto, este artigo tem como questão problematizadora: de que forma o processo de administrar estrategicamente poderá influenciar na gestão das clínicas de uma instituição de ensino superior? A pesquisa tem como objetivo geral: analisar como o processo de administrar estrategicamente poderia influenciar na gestão das clínicas de uma instituição de ensino. A metodologia segue com abordagem qualitativa, utilizando-se de estudo de caso como meio para descrever a realidade do objeto estudado. Tomou-se como referência um universo de 31 funcionários, entrevistou-se onze funcionários entre os dias 03 e 07 de maio de 2019. Como resultado, percebe-se problemas, tais como: falta de missão e visão institucionalizados, desalinhamento e inexistência de comunicação entre os colaboradores em relação as estratégias formuladas, desconhecimento do ambiente que a organização está inserida e de quem são seus principais concorrentes, ausência da participação dos funcionários nas tomadas de decisões, que poderiam ser mitigados se o processo de administrar estrategicamente fosse adotado em sua totalidade.
Palavras-Chave: saúde; administração estratégica; administrar estrategicamente.
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