GESTÃO PÚBLICA: Um estudo dos desafios da implantação do processo de qualidade, a partir da percepção de Servidores Públicos.
Resumo
Este artigo foi criado através de pesquisas bibliográficas em livros e artigos científicos e de estudo na Secretaria de direitos humanos, para realizar a análise da gestão pública aplicada na Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, elencando as principiais dificuldades encontradas nesse processo e apresentar ferramentas e técnicas de Gestão de qualidade a fim de proporcionar melhorias efetivas nos processos, para obter transparências nos procedimentos e implantação de programas de treinamento visando uma melhoria nos processos com ênfase em resultados positivos, afim de promover mudança no cotidiano dos Servidores e assegurar os padrões de qualidade na gestão organizacional.
PALAVRA-CHAVE: Gestão Pública. Qualidade. Processos.
Texto completo:
PDFReferências
ABRÚCIO, Fernando Luiz. Desafios Contemporâneos para a Reforma da Administração Pública Brasileira. In B. G. Peters& J. Pierre (Eds.), Administração Pública. Coletânea (p. 537-548). São Paulo, Brasília: UNESP, ENAP. 2010.
BAGATTOLLI, Carolina. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Câmara da Reforma do Estado. Brasília, 1995.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A administração pública gerencial: estratégia e estrutura para um novo Estado. ENAP, Escola Nacional de Administração Pública. Brasília, DF. Out, 2001. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/817/1/9texto.pdf. Acessado em: 10/07/2019.
DEMING, W. Edwards. Qualidade: a revolução na administração. Rio de Janeiro, Marques-Saraiva,1990.
DENHARDT, R. B. Teorias da administração pública. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
DEVORE, J. L. Probabilidade e estatística para engenharia e ciências. Rio de Janeiro: Cengage Learning, 2017.
FNQ, Fundação Nacional da qualidade: critérios de excelência. São Paulo: FNQ, 2009.
GUERREIRO RAMOS, A. A nova ciência das organizações: uma econceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1983.
HAIR, J. F., ANDERSON, R., TATHAM, R., BLACK, W. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.
JURAN, J. M. Planejando para a qualidade. São Paulo: Pioneira, 1990.
MOTTA, Fernando. Teoria das organizações. São Paulo: Pioneira, 2014.
PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2º ed. São Paulo: Atlas, 2004.
PAULA, Ana Paula Paes de. Por uma nova gestão pública: limites e potencialidades da experiência contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
PROCOPIUCK, M. Políticas públicas e fundamentos da administração pública: análise e avaliação, governança e redes de políticas, administração judiciária. São Paulo: Atlas, 2013.
KANAANE, Roberto, FIEL FILHO, Alécio, FERREIRA, Maria das Graças. Gestão Pública, Planejamento, processos, sistemas de informação e pessoas. 2º ed. São Paulo: Atlas, 2010.
REBOUÇAS, Djalma de Pinho. Introdução a Gestão Pública. São Paulo: Saraiva, 2014.
SANTOS, Clezio Saldanha dos. Introdução à gestão pública. 2º ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
TENÓRIO, F. G. Tem razão a administração? Ensaios de teoria organizacional e gestão social. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2008.
WEBER, M. Os fundamentos da organização burocrática: uma construção do tipo ideal. In: CAMPOS, E. (Org.). Sociologia da burocracia. 4. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1978.15-28 p.
ZACARIAS, O. Mapeamento de processo: uma ferramenta para o gerenciamento e melhoria. Revista Banas Qualidade, São Paulo: EPSE, nº 202, p. 76-79, mar. 2009.
HAIR, J. F., ANDERSON, R., TATHAM, R., BLACK, W. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.
ALSALEH, N. A. Application of quality tools by the Saudi food industry. The TQM Magazine, v. 19, n. 2, p. 150-161, 2007. http://dx.doi.org/10.1108/09544780710729999
BAMFORD, D. R.; GREATBANKS, R. W. The use of quality management tools and techniques: a study of application in everyday situations. International Journal of Quality & Reliability Management, v. 22, n. 4, p. 376-392, 2005. http://dx.doi.org/10.1108/02656710510591219
CARNEVALLI, J. A.; MIGUEL, P. A. C.; CALARGE, F. A. Proposta de um modelo conceitual para minimizar as dificuldades no uso do QFD. Revista Produção, v. 18, n. 1, p. 126-141, 2008.
PALADINI, E. Avaliação estratégica da qualidade. São Paulo: Atlas, 2002.
RAMOS, A.W. CEP para processos contínuos e em bateladas. São Paulo: Fundação Vanzolini, 2000.
WERKEMA, Maria C. C. TQC - série ferramentas da qualidade: As ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos. Editora Qfc . Vol. 1. 1995.
DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v38i2.483
Apontamentos
- Não há apontamentos.