COMPARAÇÃO ENTRE SOFTWARES COMERCIAIS E LIVRES PARA ENSINO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS ELETROELETRÔNICOS
Resumo
Softwares de circuitos eletroeletrônicos têm sidos utilizados para ensino de engenharia elétrica desde o desenvolvimento de modelos de simulação computacional para tal fim. Há evidente vantagem na simulação computacional de tais circuitos, uma vez que se economizam tempo e recursos financeiros que seriam desprendidos na construção de circuitos reais. A simulação computacional também permite o compartilhamento de resultados com a comunidade acadêmica da forma mais ágil e eficiente. Atualmente, é possível encontrar uma grande quantidade de softwares comerciais e softwares livres para essa finalidade. Esse artigo compara algumas características de softwares comerciais e livres, utilizando um exemplo de cada tipo.
PALAVRAS-CHAVE: Simulação Computacional; Softwares Livres; Ensino de Engenharia Elétrica
Texto completo:
PDFReferências
ALEXANDER, C.K.; SADIKU, M.N. Fundamentos de circuitos elétricos. AMGH Editora; 2013.
BRINSON, M. E. ; JAHN, S. QUCS: A GPL software package for circuit simulation, compact device modelling and circuit macromodelling from DC to RF and beyond. International Journal of Numerical Modelling: Electronic Networks, Devices and Fields, 2009.
DUARTE, C.; TAVARES, V.G; MENDONÇA, H. Simulação de Circuitos com MULTISIM. Disponível na plataforma Moodle da Universidade do Porto. 2016.
DORNELES, P.F.; ARAUJO, I.S.; VEIT, E.A. Simulação e modelagem computacionais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de eletricidade: Parte I–circuitos elétricos simples. Revista Brasileira de Ensino de Física. 2006.
MACÊDO, J.A.; DICKMAN, A.G. Simulações computacionais como ferramentas auxiliares ao ensino de conceitos básicos de eletricidade. SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. 2009
DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v34i2.451
Apontamentos
- Não há apontamentos.