EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA AO DEFICIENTE VISUAL: uma revisão integrativa
Resumo
A Educação Física adaptada tem um papel importante no desenvolvimento global dos alunos com deficiência, auxiliando no desenvolvimento motor, intelectual e emotivo. O Deficiente visual tem condições de frequentar uma escola e ser bem estimulado, qualquer deficiente poderá se desenvolver no tempo correto. A Educação Física terá grande importância no desenvolvimento desse indivíduo, as aulas são adaptadas e oferecem recursos, de forma que, ele não fique sem o ensino. Este artigo trata-se de uma revisão integrativa, com artigos de 2010 a 2017, foram selecionados 11 artigos sobre o tema. O objetivo desta pesquisa é identificar os recursos e adaptações utilizados, observar as dificuldades encontradas pelos professores e a participação dos deficientes visuais nas aulas de Educação Física. Pode-se observar que existem vários recursos, como a bola com guizo, o braile, mas muitas escolas não possuem esse tipo de material, dificultando assim as aulas dos professores, a participação dos alunos depende muito da motivação e criatividade do professor.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física adaptada; deficiência visual; inclusão.
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, S.A.L. et tal. Educação Física escolar e inclusão do deficiente visual: importância e dificuldades. Rev. do plano nacional de Educação Básica de professores UPFI, vol. 4, n 1, p. 47-51, jan/jun 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física. 2.ed. Brasília: MEC/SEF, 2005.
CASSIANO, F; GOMES, N. M. O deficiente visual no ensino regular, um estudo de caso em aulas de educação física. In: MARQUEZINE, M. C et. al. Educação Física, atividades motoras e lúdicas, e acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. Londrina: Eduel, 2003. p.125-130.
COSTA, V.B. Inclusão escolar na educação física: reflexões a cerca da formação docente. Revista Motriz, Rio Claro, Vol. 16, n 4, p. 889-899, out/dez 2010.
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
FALKENBACH, A.P.; LOPES, E.R. Professor de Educação Física diante da inclusão de alunos com deficiência visual. Rev. Pensar e Prática, Goiânia, vol. 13, n.3, p.1 – 18, set- dez 2010.
FIORINI, M. L.; MANZINI, E. J. Inclusão de Alunos com Deficiência na Aula de Educação Física: Identificando Dificuldades, Ações e Conteúdos para Prover a Formação do Professor. Rev Bras Ed Esp, v. 20, n. 3, p. 387-404, Jul.-Set., 2014.
FIORINI, M.L.S.; DELIBERATO, D.; MANZINI, E.J. Estratégias de ensino para alunos deficientes visuais: a proposta curricular do estado de São Paulo. Revista Motriz, Rio Claro, vol. 19, n 1, p. 62-73, jan/mar 2013.
GOMES et al. Os fatores de inclusão do deficiente visual nas aulas de Educação Física. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 177, Febrero de 2013.
GORGATTI, M. G.; COSTA, R. F. Atividades físicas adaptadas. São Paulo: Manole, 2005.
HOFFMANN, L. T. A abordagem dos portadores de deficiência visual. Disponível em: .
MAZZARINO, J. M.; FALKENBACH, A.; RISSI, S. Acessibilidade e inclusão de uma aluna com deficiência visual na Escola e na educação física. Rev Bras Ciênc Esporte, v. 33, n. 1, p. 87-102, jan./mar. 2011.
OLIVEIRA, F. F. Dialogando sobre educação, Educação Física e inclusão escolar. EFDeportes.com, Revista Digital. Bueno Aires, Nº 51, 2002. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd51/educa.htm>
PEDRINELLI, V. J. Pessoas portadoras de deficiência mental e a prática de atividades motoras. In: SESI-DN. Educação Física e Desporto para pessoas Portadoras de Deficiência, Brasília: SESI-DN, 1994. p. 52-63.
ROCHA et al. A percepção do deficiente visual sobre a Educação Física escola. Revista Coleção Pesquisa em Educação Física, Vol. 13, n 1, 2014.
ROSADAS, S. C. Atividade física adaptada e jogos esportivos para o deficiente. Eu posso. Vocês duvidam? São Paulo: Atheneu, 1989.
SILVA, A. J., DUARTE, E., ALMEIDA, J. J. G. Campeonato escolar e deficiência visual: o discurso dos professores de educação física. Revista Movimento. v. 17, n. 02, p. 37-55, abr/jun de 2011.
SILVA, A.N.; GOMES, N.M. Educação física e a percepção de alunos com deficiência visual em processo de inclusão. Londrina de 08 a 10 novembro de 2011 - ISSN 2175-960X – Pg. 1214-1223.
SILVA, J.J.; SOUTO, E.C. A pessoa com deficiência visual: considerações sobre a sua participação nas aulas de educação física. Revista Educação Especial | v. 28 | n. 51 | p. 181-192 | jan./abr. 2015 Santa Maria. Disponível em:
WINNICK, J. P. Educação Física e esportes adaptados. 3.ed. São Paulo: Manole, 2004.
DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v30i2.153
Apontamentos
- Não há apontamentos.