Medicina
Editorial
Caros colegas médicos em formação,
Sua participação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é essencial para nosso querido Curso de Medicina da Universidade CEUMA. É do conhecimento de todos, nossa luta pelo reconhecimento do curso dentro dos padrões ditados pelo Ministério da Educação (MEC).
Vivemos um tempo de controvérsia sobre a formação e prática da Medicina, no qual nossa competência e capacidade de articulação são decisivos para superar dificuldades de múltiplas ordens. Várias perguntas têm sido feitas repetidamente e em público: Que tipo de médico o Brasil precisa? Que tipo de profissional as faculdades estão formando? Qual a medida adequada do sucesso na trajetória acadêmica?
Ao lado da emergência recente destas questões nos meios de comunicação persistem regras do jogo mais antigas, como a importância da nota obtida pelos cursos no ENADE no cômputo do conceito atribuído a eles pelo MEC. Estamos há anos lutando pelo aprimoramento do nosso Curso de Medicina. Nesta construção coletiva há ainda muito espaço para melhor desempenho, mas seria injusto não reconhecer os avanços no caminho já percorrido.
De fato, neste momento, é indispensável alcançarmos um conceito no ENADE que reflita este esforço conjunto de estudantes, professores e corpo administrativo rumo ao reconhecimento de nosso Curso. Para este objetivo, apelamos para o empenho de cada estudante, sua iniciativa e compromisso em submeter-se ao teste com o melhor de suas habilidades e competências.
Nenhum de nós quer que a marca da Universidade CEUMA nos diplomas seja acompanhada de ressalva que remeta a fragilidades de nossa escola. Todos nós queremos orgulhar-nos de ter cursado Medicina aqui. Para nós, professores, a alegria de ter contribuído na formação de vocês dentro de padrões elevados de qualidade.
Para vocês, estudantes, a alegria mesclada com a saudade de um tempo inesquecível de formação em suas vidas, onde relacionamentos de amizade eterna foram forjados, assim como a identidade de vocês nesta tão nobre e sublime profissão e opção de vida: ser médico, ser médica.
Logo vocês estarão formados e todos seremos companheiros de jornada, lutando pelo bem estar de nossos doentes.
Muita garra, coragem, inteligência e serenidade, e que Deus abençoe a todos e cada um de vocês!
Ivan Abreu Figueiredo
Contatos com a Coordenação do Curso
Fones: (98) 3214-4108/4233